JotaPêAh!

Google se recusa a remover vídeos com brutalidade policial

em 28/10/2011 15:07:59

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/10/google-se-recusa-remover-videos-com-brutalidade-policial.html

 

O Google negou a solicitação de uma autoridade não especificada referente à publicação de um vídeo postado no YouTube, que flagra a brutalidade de policiais durante as manifestações do movimento Occupy Wall Street. Um dos órgãos da polícia norte-americana solicitou a remoção do vídeo através de e-mail eviado para o Google, alegando abuso de autoridade.

As manifestações do Occupy Wall Street estão acontecendo nas principais cidades dos EUA nos últimos dias. O objetivo é protestar contra a estratégia do governo estadunidense em combater a atual crise financeira, além de questionar a postura das grandes corporações que  são supostamente responsáveis pelo atual momento da economia dos EUA.

solicitação de remoção (Foto: Reprodução)

Google recebe pedido para retirar vídeo de brutalidade da polícia norte-americana (Foto: Reprodução)

Essa não é a primeira vez que o Google recebe uma solicitação de remoção de um vídeo de uma autoridade ou representante governamental. De fato, quando um vídeo é hospedado no YouTube sem as devidas autorizações legais, o Google deve retirá-lo do site, gostando ou não da decisão. Por outro lado, o vídeo em questão conta com o caráter informativo e, com um grande teor de denúncia, mostra o despreparo dos oficiais da lei em lidar com os manifestantes.

Essa é uma linha tênue que o Google caminha todos os dias e que eles esperam poder traçar com o seu Relatório de Transparência. O relatório corresponde ao primeiro semestre de 2011 e conta com um parágrafo que deixa claro a sua posição sobre o assunto: "Nós recebemos um pedido de uma agência local de aplicação da lei para retirar vídeos do YouTube que mostram cenas de brutalidade policial e nós não vamos remover".

O relatório continua, dizendo que outros vídeos ligados à polícia receberam solicitações de remoção, alegando difamação. No entanto, os mesmos também não foram removidos. Com isso, o Google está deixando bem claro que não vai tomar nenhuma medida caso o usuário do serviço publique algum vídeo que acabe denunciando uma postura violenta das autoridades.

O relatório de transparência da empresa é uma maneira que a empresa encontrou para incentivar os usuários, mostrando que eles podem confiar na empresa para, quando preciso, denunciar atos ilegais das autoridades.

Não houve nenhum tipo de intimação ou ação judicial solicitando a remoção do vídeo. Vale a pena esperar os próximos acontecimentos. Quem sabe algum nome se apresenta e se responsabiliza pela solicitação ao Google.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: