JotaPêAh!

Pena de morte é coisa de assassinos

em 29/09/2011 12:20:43

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/o-provocador/2011/09/22/pena-de-morte-e-coisa-de-assassinos/

Em condições extremas, eu acho justa a pena de morte. Mas sou radicalmente contra a aplicação da pena de morte. Simples assim.

O caso do americano Troy Davis (leia aqui) é um exemplo capital de como o Estado e a Justiça são capazes de agir como assassinos frios e cruéis.

Davis recebeu uma injeção letal na noite desta quarta-feira (21), após permanecer durante 20 anos no corredor da morte.

Só para efeito de comparação, é pouco provável que algum assassino confesso fique esse tempo todo preso aqui no Brasil. Enfim.

Centenas de manifestações em todo o mundo pediram a suspensão da sentença baseada em diversos vícios judiciais que revelavam dúvidas consistentes sobre a inocência do condenado.

Durante o processo, sete de nove testemunhas de acusação se retrataram sobre terem reconhecido o réu como autor da morte de um policial, em 1989. A arma do crime nunca foi encontrada e nenhuma prova digital ou traço de DNA foi revelado.

Por conta de tecnicismos jurídicos impiedosos e sem a clemência das autoridades, o homem foi morto. Friamente. Mesmo alegando inocência e sem provas definitivas.

Só um detalhe: ele era negro e a vítima, branca.

O caso de Troy Davis se tornará uma pequena estatística de erro judicial, diante do imenso número de mortos por crimes violentos. O fato é que pouca gente se importa, com uma ou com outro.

Ainda mais nos Estados Unidos, bastião de uma nação “civilizada e democrática” que ainda aplica a pena de morte. Nem vamos citar os países que promovem execuções por apedrejamento ou forca, que aí a argumentação ficaria bizarra.

Como a Justiça é feita por homens, ela é falha. A vida de um único ser humano inocente não vale a execução de centenas de criminosos. Definitivamente, não vale. Quem pensa o contrário é cínico, doente e burro. Merecia morrer por isso.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: