JotaPêAh!

Do Querido Leitor – Só o tosco salva

em 06/09/2011 08:52:13

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/2011/09/05/so-o-tosco-salva/

 

A palavra tosco teria sua origem no latim, tuscus, que significa “de baixa qualidade”. Esse significado teria vindo de Vicus Tuscus, vila etrusca de má reputação na antiga Roma. Acho que é isso. E, aproveitando a viagem à Toscana, Se non è vero, è ben trovato.

De qualquer forma, todos concordamos, tosco é uma coisa sem qualidade nenhuma, mal acabada, mal feita. Se sabemos disso, por que então o tosco está tão na moda?

Fácil. Porque o tosco faz todo mundo se sentir superior. A fulana é burra? Ela fala errado no vídeo? Eu falo certo, PORTANTO, sou inteligente. Burra é ela. A mulher é ridícula? Está fazendo papel de idiota na TV? Então eu me sinto superior, sou bacana, sou legal! O ator é ruim? Vamos promovê-lo, exibí-lo, assim eu me sinto mais!O palhaço é totalmente banguela? Que bom. Os poucos dentes que perdi já não me fazem sofrer diante daquele que não tem dente nenhum.

É a teoria do Bomchibombombombombom. O de cima sobe e o de baixo desce. Eu estou me sentindo por baixo? Pois é só achar alguém mais abaixo (inferior) a mim e botá-la mais pra baixo ainda, fingindo que estou gostando. Pronto, subi. Me sinto muito feliz agora, bem mais acima.AHAHA, como é bom rir do vídeo do Pedro cadê meu chip. Me sinto tão rica agora. Que delícia. (ironia modo ON)

Porque é pra lá que todos estamos indo, não? Pra cima? Claro que é. Queremos ascender socialmente. Todo mundo quer ser lindo e rico. Até o mais tosco dos toscos quer ser rico e lindo. Até quem diz que não. E nada melhor para inflar nosso ego do que comparar nossas poucas qualidades com alguém que tem ainda menos qualidades.

Se você é feio e anda com gente ainda mais feia, você fica bonito. Se você é baixinho e anda com gente ainda mais baixinha, você parece alto. Porque tudo é questão de comparação. Pague a rodada de pinga no boteco e sinta-se um milionário. Como é bom ser melhor.

E é por tudo isso que o tosco faz tanto sucesso. Porque ele dá um parâmetro BAIXO, sem qualidade, fácil de ser superado. A Sônia fala YouTubio errado? Vamos promovê-la!  Assim, quem fala IuTubi, que também está errado, vai se sentir BEM, vai se sentir MELHOR que ela, que fala mais errado ainda.

Só que, né, é cruel falar mal dos coitados. Vamos então criar um mecanismo de defesa, um álibi social: vamos pegar o TOSCO, esse que faz a gente se sentir superior e vamos aplaudir como se fosse a melhor coisa do mundo! Vamos dizer que é genial. Assim ninguem poderá nos culpar!Vamos brincar de faz de conta de forma coletiva, oba!

Olha que inteligência social, gente. Um povo de sábios intuitivos nesse nosso Brasil.

A gente faz assim: vamos ficar procurando no YouTube até achar alguma coisa bem tosca. Aí a gente pega e manda pra um blog ou portal com muita visibilidade. O dono vai ficar contente, porque ele ganha sem ter que produzir conteúdo e a gente ganha porque ele BOTA O NOSSO NOME  NO BLOG, iuhuuu! Sucesso. Tá famoso, hein…? Vi seu nome lá no blog!

Aí o vídeo vai ficando famoso, famoso, até aparecer na…na… bingo! Na televisão! Nossa, que glória.

Agora sim, o circo está armado. Pessoas disputando a paternidade da Edinéia Macedo no Twitter. Eu descobri primeiro! Fui eu que vi! Eu que achei! Eu já gostava dela antes de todo mundo, gritam todos.  Edineia vai tomar um banho de loja, vai ficar linda, a TV vai fazer um clip de sonho pra ela. Ela vai chorar de emoção e vamos todos ficar com o coração mole. Como somos bons! Como somos magnânimos! Ajudamos os toscos no caminho da fama, promovemos os coitados, como somos maravilhosos!

 

_________ pausa ________
pausa para reflexão

 

Somos maravilhosos? Magnânimos? Não, somos parte de uma grande cadeia de exploradores da ignorância alheia. Somos culpados de tudo isso. E ainda rimos. Somos nós que promovemos essa situação em que o Brasil se encontra. Porque hoje você finge que acha genial um vídeo sem qualidade, com uma mulher genuinamente ingênua, com desejos mas sem oportunidades que diz “as quatro estação”. E amanhã, você estará deitado na cama de um hospital sendo operado por um médico tosco, que fez uma faculdade sem qualidade, correndo o risco de ter sua perna amputada por falta de competência. Ou estará votando num idiota qualquer porque você achou que seria ‘toscamente engraçado’ ver aquela pessoa ‘no meio dos políticos’. Raciocínio tão inteligente quanto deixar uma casca de banana na própria porta pra cair depois.

Não adianta me odiar. Nem se odiar. A saída é a consciência, a mudança. É parar com essa mania de dizer AMO quando você odeia e ADORO quando você despreza. Essa excesso de cinismo e ironia que só disfarça nosso complexo de inferioridade.Ironia e cinismo deveriam ser temperos. Não é pra comer orégano de colherada. Faz mal.

Porque só a realidade nos salva, não o tosco. Só faz cirurgia pra redução de estômago quem admite que está muito acima do peso e por isso pode morrer. Se você é gordo e SE ENGANA dizendo que é magro, você morre disso.  Só melhora quem admite que está ruim. Só aprende quem admite que não sabe.Negar a realidade, fingir, ainda que coletivamente é coisa de lenda. O rei está nu. O clip da Edineia é tosco. Aos 33 segundos tem um mamilo de fora no biquíni de uma dançarina. Ela não é um talento, ela não canta bem. Vai me dizer que você não sabia disso? Claro, todo mundo sabe que o rei está nu. Ninguém aponta isso porque tem medo de parecer BURRO se disser que não vê o tecido que só os INTELIGENTES conseguem ver.

Enquanto a gente ficar aqui, coletivamente brincando desse faz-de-conta cruel, fingindo que acha a Edineia um gênio e morrendo de rir às suas custas, não vamos melhorar.Porque não vamos admitir o quanto nós todos como sociedade somos ignorantes! Quanto precisamos de ESCOLA e educação.

Porque tosco não é ter compaixão pela Edineia,  isso é humano. Tosco não é vê-la sonhando com a fama vendida pela mídia como solução para a miséria, isso é humano. O sonho dela é legítimo. E me comove. Tosco é ter casa, comida, empregada, dinheiro, emprego e usar as pessoas mais simples como parâmetro pra fazer você se  sentir culto e superior .

Tosco é você apontar o outro dizendo que ele explora a miséria humana e fazer EXATAMENTE O MESMO na Internet explorando a miséria cultural da Edineia.

Não estou dizendo que não é engraçado. É engraçado, sim, porque é tosco. É também triste e patético.

Mas, né, estou falando sozinha. Sozinha com minha rabugice envelhecida.Eu, o menino tonto que não entendeu a “brincadeira” do povo e aponta o dedinho dizendo que o rei está nu. Está, menino, mas A GENTE COMBINAMOS que ele está com finas vestes, ok? Menino tosco…

A TV vai dar a ela fama, fortuna, dentista (o que é bom), banho de loja e todos vão dizer que estou com inveja da Edinéia.

Agora, dar escola e plural ninguém vai, né?

Vamos então continuar assim; Brasil, um país de toscos.
E vamos morrer disso, da nossa tosqueira. Com políticos toscos, justiça tosca, distribuição tosca de renda, educação tosca, saúde tosca.

Ah, esses etruscos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: