JotaPêAh!

A origem de Bliss.jpg, a linda paisagem padrão do Windows XP

em 29/08/2011 14:21:31

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/08/origem-de-blissjpg-linda-paisagem-padrao-do-windows-xp.html

image

 

Quem teve Windows XP sabe muito bem que imagem é essa, acima. Pode nem saber seu nome, ou nada a respeito dela, mas passou algum tempo de cara para ela no trabalho ou em casa. Esta fotografia – talvez uma das paisagens mais vistas do mundo – chama-se Bliss.jpg e era a opção padrão de papel de parede no XP.

Era quase uma fuga, se imaginar nesse plácido gramado, onde problemas parecem não atormentar a cabeça. Quer ir para lá? Pois é só pegar um avião até a Califórnia e seguir de carro pelo campo até o condado de Sonoma. Para fazer isso pelo Google Street View – bem mais fácil -, é só buscar pelas coordenadas 38.248966, -122.410269 no Google Maps e ter a visão abaixo da paisagem. As informações são do site The Next Web.

image

 

A foto foi tirada em 1996 pelo fotógrafo americano Charles O’Rear, com uma câmera de médio formato. Ele não revela a imagem original e nem quanto a Microsoft pagou, por conta de um contrato de confidencialidade. Mas alega que, por incrível que pareça, não houve manipulação.

Hoje em dia, quinze anos depois do clique de O’Rear, um vinhedo tomou conta da paisagem – e tirou um pouquinho de seu encanto. Outro fotógrafo chamado Tony Immoos postou na internet uma foto da mesma paisagem, que tirou no ano passado tentando simular as mesmas cores da original. A foto foi escolhida pelo Google Street View como uma das imagens cadastradas do local. O resultado está abaixo.

image


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: