JotaPêAh!

Do Querido Leitor–Me ajudar a entender?

em 03/07/2011 23:27:32

Um painel do Curitiba Social Media me fez pensar muito sobre o Google, a Internet, o objetivo das pessoas, o dinheiro. Explico. Alguns dos participantes estavam contando histórias interessantes sobre SEO, Search Engine Optimization. Existem formas de fazer com que seu blog, seu site, fique bem posicionado nos resultados no Google, o que gera mais cliques e, com AdSense, mais dinheiro.

A ideia é simples. Quanto mais gente clicar no seu blog, mais dinheiro você ganha. Até aí, nada de novo.

Acontece que um desses truques é pegar o internauta perdido, o enganado, o que não sabe escrever, o ignorante, o que não sabe procurar direito no Google. Isso mesmo. Existem muitas pessoas que não sabem digitar o nome do ídolo, do jogador, do artista. Esse "perdido" é chamado de paraquedista.Há especialistas em converter a ignorância em dinheiro.

Digamos que em vez de fazer um post sobre algo que eu queira, um assunto que me interessa, eu parta do final pro começo. Primeiro eu penso: "como eu posso conseguir mais hits? com que assunto? o que o povo quer?" Justin Bieber? E aí eu começo a trucagem em busca de cliques.

Primeiro eu falo mal do Bieber pra atrair ódio das fãs, de propósito. Xingar gera mais movimentação do que elogiar.  Aí eu vou numa comunidade de fãs de Bieber do Orkut, finjo que sou outra pessoa e "denuncio" meu próprio blog, para atrir ainda mais gente. E, claro, discuto comigo mesma, sempre com a intenção de gerar cliques e dinheiro pra mim.E depois posso falar mal de Luan Santana, Lady Gaga, sempre com esse mesmo expediente, de enganar os "bobos".

Da mesma forma, em função de ser o primeiro a publicar uma notícia, algumas pessoas acham que tanto faz publicar tudo errado, porque eles ganham cliques e dinheiro do mesmo jeito, estando certa ou errada a notícia. A informação não conta, conta o hit. Se estiver errada e depois você corrigir, você pode ter o dobro da audiência.

Por esse raciocício quanto mais ignorante for a massa, mais lucro terá a pessoa .
Ou seja, para aumentar o lucro, tem que aumentar a ignorância dos usuários.

Assim, se você espalhar sempre mais ignorância, mais erros, mais caos, mais ruído, mais confusão e souber capitalizar tudo para você no ranking do Google, você vai ganhar sempre mais dinheiro. E, pelo que eu soube, tem gente que ganha dezenas de milhares de reais por mês assim.

Cada um, claro, faz a opção que quiser nesse mundo, mas a ideia de lucrar com o aumento da ignorância é algo que me faz refletir. Até o ET Bilu gente, acha que devemos buscar o conhecimento, não a ignorância.

Esse modelo de exploração da ignorância, tão antigo, tão criticado, está se repetindo na Internet. A tecnologia avança, mas o ser humano é sempre o mesmo.

De qualquer forma, foi muito útil conhecer essas outras visões.

 

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/2011/07/03/me-ajuda-a-entender/


Uma resposta para “Do Querido Leitor–Me ajudar a entender?

  1. dejaime disse:

    Se algum dia você construir uma frase (livro ou até palavra) que represente coisa útil e interessante, no futuro ela será lembrada por muitos… Os melhores livros, as melhores músicas e as melhores frases (e palavras) passam de geração a geração, porque realmente são criativas têm algo a dizer. Quanto aos “modismos”, eles nunca pegam (não pegaram no passado, não pegam no presente e nem pegarão no futuro). Tente ser criativo, não vale expressões como “veio”, “só” etc. Não vale também músicas axé e “sertanejo universitário”. Livros de auto-ajuda também são dispensados, ok? Se você realmente produzir algo criativo, no futuro será lembrado (talvez um “clássico”) com orgulho por muitas gerações de sua família.

    Olha, eu estava respondendo seu post de repente li seu texto “Do Querido Leitor-Me ajudar a endender”… kkkk. Agora entendi… o negócio é “falar mal de alguma coisa” para conseguir “clicks”… Boa ideia a sua… pena eu não terlido o texto antes… De qualquer forma, o parágrafo acima continua valendo. PS: parece que a estratégia não deu muito certo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: