JotaPêAh!

Do Querido Leitor – Inocência e oportunismo

em 18/05/2011 21:03:22

Tem dias que a gente acorda elétrica, agitada. Hoje não é esse dia pra mim. Hoje estou calma, amorosa e chorona. Não estou com vontade de brigar, nem discutir, nem nada. Deve ter sido resultado da minha terapia logo cedo, que me colocou num outro patamar de reflexão. Aliás, eu já entrei lá com vontade de refletir sobre a ingenuidade e a ética.

As pessoas são muito ingênuas. Muitas porque acreditam em qualquer coisa, muitas porque não têm as informações. Só pra citar um exemplo bem prático, entrando no âmbito da televisão. A maioria dos apresentadores, como âncoras de telejornais, não fala o texto de cor, mas lê todo o texto no Teleprompter.

O Teleprompter é muito bom, é essencial para muitos trabalhos. Não é um demérito, porque jornalista não é ator, não tem que decorar o texto pra falar no teatro. (O TP da foto é antigo)

Só que pouca gente na população que vê TV sabe que o teleprompter existe. Então, por não vê-lo e não saber que o apresentador está lendo, muita gente acha que todos os apresentadores falam tudo sem errar e que sabem de tudo.

Trabalhando há tantos anos em TV, aprendi o quanto as pessoas não sabem como funciona a ‘mágica’ da televisão. Já recebi carta de telespectadora que acha que quando um programa sai do ar, a apresentadora encontra a outra na ‘porta’ na hora de entrar. A pessoa não consegue compreender que um programa é gravado em um estúdio, outro está em outro estúdio e um nem vê o outro. A TV está mentindo? Está enganando? Não. Não está. Está fazendo seu trabalho. E as pessoas é que estão acreditando em algo que não é real.Elas acreditam no que elas SUPÕEM que seja verdadeiro. E quer acreditar que está certa.

Por que estou dizendo tudo isso? Porque as pessoas preferem a ilusão à realidade. A realidade pode ser dura, triste. Como o fato de que somos mortais. As pessoas não querem falar nisso. Não querem pensar que a vida vem e passa, a gente morre e acabou. É muito mais reconfortante pensar que a gente vai para um lugar maravilhoso.

Por que alguém acreditaria em algo ruim sobre um ídolo? Ela gosta do ídolo, ela não quer acreditar que ele faça nada de errado. Mesmo que você mostre, prove, ela não vai acreditar e ainda vai ficar com ódio de você.

A massa é muito ingênua e crédula. As pessoas são muito inocentes em sua maioria.

Mas … e aí? O que você faz DEPOIS que descobre isso?

Bem, você só tem dois caminhos. Você tenta ajudar as pessoas a serem menos ingênuas ou você se aproveita da ingenuidade delas.

Tem gente que tenta ajudar, que se dedica a ensinar, a fazer com que essas pessoas cresçam e tenham discernimento.

Tem gente que se aproveita dessa ingenuidade, seja vendendo um produto ruim, seja enganando com uma ideia, seja mentindo para ter lucro.Vai da consciência de cada um.

Vai ver a ingênua sou eu.

Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/2011/05/18/inocencia-e-oportunismo/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: