JotaPêAh!

Dragões em Nárnia

em 17/10/2010 12:59:26

Em uma das ilhas de A Viagem do Peregrino da Alvorada, o garoto Eustáquio encontra-se com um dragão morrendo e descobre um tesouro, provavelmente guardado pela criatura. Ele cai no sono e acorda transformado em um dragão. Somente com a ajuda de Aslam consegue voltar ao normal. Depois da aventura, os tripulantes do Peregrino da Alvorada consideram que o outro dragão, que não se sabia o motivo de sua morte, era o Lorde Octasiano.

O dragão é uma criatura presente nas mais diversas mitologias e até existem animais de verdade bem próximos à sua descrição, por exemplo o dragão-de-komodo. São descritos como um tipo de serpente de grande porte, com asas e outros atributos. O nome é de origem grega, drákon, que deriva do verbo derkomai, que significa “olhar” — por causa de seu papel na mitologia grega de vigiar tesouros. Aparece em lendas como a do herói Cadmo, com o dragão adormecido por Medeia para que Jasão pudesse roubar o tosão de ouro, e na história de Ládom, com o dragão de cem cabeças no Jardim das Hespérides que guardava os pomos de ouro.

A figura do dragão como guardião de um tesouro também faz parte da mitologia germânica e é encontrado na lenda de Beowulf. O poema épico conta que, cinquenta anos após a coroação dele como rei, um de seus servos rouba uma taça de um tesouro guardado por um dragão e a criatura ataca o reino. Beowulf e Wiglaf conseguem vencê-la, mas o rei acaba morrendo devido à gravidade das feridas do confronto.

Tolkien, amigo de Lewis, também se inspirou em dragões e tesouros para criar a história de O Hobbit, na qual Bilbo Bolseiro parte com seus amigos para recuperar o tesouro roubado pelo dragão Smaug.
Lendas sobre tesouros amaldiçoados são contadas desde os tempos dos faraós, sobre a invasão das tumbas sagradas. Na mitologia germânica, a mais famosa é a lenda dos Nibelungos, que conta a dramática história de uma família possuidora de um tesouro e um anel amaldiçoados. Essa lenda inspirou um ciclo de óperas épicas de Richard Wagner.

Sérgio Fernandes
Publicitário, criador do fã-clube Mundo Nárnia e escritor do livro Manual da Viagem do Peregrino da Alvorada. E-mail: falecom@sergiofernandes.com.br

Visite MundoNarnia.com em: http://meu.mundonarnia.com/?xg_source=msg_mes_network


%d blogueiros gostam disto: