JotaPêAh!

Uma delegacia especializada

em 31/08/2010 13:38:31

Conheci o cara quando sentei no balcão de um bar
pra tomar uma cerveja. O sujeito usava um terno amarfanhado, era
grisalho e estava com  cara de cansado. Ele puxou conversa:

– Tomando uma cervejinha, no final da tarde?

– É bom uma cerva pra relaxar…- respondi.

– Nem me fale. Eu tô morto! Cansado a beça, a vida não tá fácil…

Achei que ele ia começar a explicar porque a vida dele não estava
fácil, já tinha me arrependido de dar papo pro sujeito, mas quando eu
já estava engrenando a primeira pra me mandar, o cara me fez uma
pergunta:

– Você é humorista , certo?

– É, é veradade, sou humorista.

– Eu também trabalho com humor…

– É? – estranhei que um sujeito com cara de policial como ele pudesse ser humorista.

– Eu não sou humorista – ele tratou logo de dizer.

– Não? Mas você não disse….

– Eu trabalho com humorismo, mas não exerço. Até gosto de ouvir umas piadas, mas não sei contar.

– E você faz o quê nessa área? – perguntei curioso.

– Eu sou policial.

– Ah… desculpa, mas o que um policial tem a ver com humor?

– No meu caso, tudo! Vou te explicar: há algum tempo o número de
humoristas tem aumentado bastante, muita gente fazendo shows de
stand-up, programas de TV e na internet então nem se fala, todo dia
surgia um blog de humor…

– Sim, é até verdade, isso é ótimo, nada mais sadio do que o humor…

– É… mas esse pessoal começou a dar trabalho pra polícia. De repente
começou a aparecer humorista dando queixa de que a piada dele foi
twittada por  outro sem crédito, comediante reclamando que seu esquete
foi copiado no show de stand-up do outro… outro garantindo que sua
piada saiu antes na internet e foi roubada…

– Engraçado…

– É , eu confesso que no início também achei … mas então a coisa
começou a crescer. Todo dia vários casos, dezenas , centenas , até que
a polícia  não conseguia mais dar conta … o secretário de segurança
teve que tomar uma providência… criou uma delegacia só pra esses casos:
A Delegacia Especializada em Crimes do Humorismo. E eu sou o delegado
Soares, sou o  titular dessa delegacia.

– Nossa, existe isso?

– Quando fui chamado para a função, achei até divertido. Como falei,
gosto de piadas, achei que ia escutar várias piadas e resolver casos
simples… Mas a coisa era muito pior do que pensei, barra pesada…

–  Que isso? É claro que um humorista pode ficar puto com outro por ter tido uma piada roubada, mas…

– Muitos humoristas não tem escrúpulos quando o negócio é fazer rir,
roubar piada é só o começo.  Hoje mesmo estou investigando um caso
terrível…

– Um caso terrível? O que pode ser, o seqüestro de uma piada velha?

– Vocês humoristas estão sempre brincando! Eu estou falando de coisa séria ! Assassinato, meu caro!

– Tudo bem , é chato, mas um humorista é uma pessoa como qualquer outra, pode fazer coisas erradas…

– Coisas erradas? – o cana gritou, me assustando – Você acha que um
comediante morrrer no palco , antes de acabar uma piada, é só uma coisa
errada? Isso é sórdido, meu caro!

– Calma, mas o cara morreu no palco … ele pode ter tido um ataque!

– Veneno! Foi envenenado! O comediante era um gordo que fazia
standup com piadas sobre gordos.Antes de entrar no palco ele comeu um
cachorro-quente no camarim, entrou no palco e pum, cai duro…

– Mas como você sabe que alguém o matou?

– Uma mensagem deixada no camarim: “esse não rouba mais piada de gordo!”

– Então é só seguir a pista, procurar um humorista gordo e…

– É , eu sei, e é isso que estou fazendo. Mas existem milhares de
humoristas gordos que fazem piada sobre a própria obesidade!  Mais até
do que baixinhos que fazem piadas com a altura ou feios que brincam com
a própria incapacidade com o sexo oposto…

– É , realmente é um caso difícil… agora estou entendendo porque
você precisou entrar nesse bar e tomar uma cerveja….é preciso relaxar
mesmo…

– Eu não entrei aqui pra tomar uma cerveja e relaxar…- o policial se
levantou  –  Entrei atrás de você. Você é humorista. E além disso,
está acima do peso… – o sujeito me mostrou uma carteira de policial –
precisamos ter uma conversinha  na delegacia…o senhor  poderia me
acompanhar por favor…

Fonte: http://tvglobo.casseta.globo.com/beto-silva/2010/07/26/uma-delegacia-especializada/


Deixe uma resposta

