JotaPêAh!

A polêmica do trailer no MundoNarnia.com

em 19/06/2010 17:31:00

Quem levou a sério o artigo que publicamos chamado “Dicas
para ver em primeira mão o trailer do Peregrino da Alvorada
” se deu
bem e realmente pode se dizer UM DOS PRIMEIROS DO MUNDO  a ver o
trailer do filme A Viagem do Peregrino da Alvorada. Houve confusão sobre
a data de estreia etc, porém acabamos vendo o trailer na dia que
inicialmente foi dita
aqui
: 16 de junho, 5 horas antes do lançamento oficial.

Hollywood fica bem longe do Brasil. Walden, Fox e Ben Barnes não são
brasileiros e tudo o que os fãs de As Crônicas de Nárnia recebem de
informação geralmente chega e acontece primeiro nos Estados Unidos.
Depois dá-lhe o Salem conectado 24 horas ao Google para traduzir
qualquer novidade com a tag #narnia.

Para o trailer iríamos seguir o caminho convencional: seria publicado
pela Fox/Walden à meia noite nos EUA, pelas 4h da madrugada estaria no
MundoNarnia.com. Essa era a informação que sabíamos por base no que
estava publicado nos sites americanos. Porém, fomos agraciados por uma
falha de comunicação das terras do Tio Sam. Não era oficial (pois não
recebemos alguma nota dizendo: é proibido), teoricamente o trailer
estava guardado a sete chaves, mas bastou recebermos uma newsletter, nos
cadastrarmos em um site da própria Walden, para nos enviarem o link
para download do trailer em HD.

Hum!? Não acredito! Isso mesmo, essa foi a mesma reação que um membro
de nossa equipe teve. Trêmulo, não acreditando no que estava
acontecendo, fez o que qualquer um faria: mandar o trailer para a
internet. Não por maldade, com intenção de quebrar a estratégia de
divulgação do filme, mas era a empolgação em repassar aos fãs aquele
tesouro. Além disso a lógica era: se estão distribuindo o trailer é
porque “pode”. E assim foi feito!

O trailer foi publicado pela primeira vez na internet pelo Mundo
Nárnia. Quem nos seguia no
Twitter
teve o privilégio de estar entre os primeiros a se
emocionar. Duas horas antes do lançamento nos Estados Unidos estávamos
com mais de 1.800 pessoas on-line ao mesmo tempo e só naquela madrugada
tivemos 37.753 pageviews. Dezenas de sites publicaram o nosso player com
o trailer, incluindo os principais sites de notícias sobre cinema no
Brasil e no exterior – até
no R7 o player do Mundo Nárnia apareceu
.

Quando deu meia noite nos Estados Unidos, o Brasil em todos os
sentidos estava adiantado. Ao notarem que o trailer havia vazado, a Fox
fez uma varredura na internet e descobriu a origem: um fã site
brasileiro chamado Mundo Nárnia. Um representante da Fox no Brasil fez
contato conosco e, com muita educação, nos perguntou como havíamos
conseguido o trailer e explicamos o ocorrido. Não houve nenhuma
advertência, apenas uma explicação de que realmente havia uma estratégia
e que houve falha de comunicação, de modo que aconteceu o deslize do
site que nos enviou o trailer.

(E pronto, não é questão também de procurarmos culpados. O trailer
está no ar e a divulgação segue com sucesso!)

Realmente, a relação com os fã clubes para as produtoras e
distribuidoras é algo delicado. Um fã clube é composto pelo público mais
cativo e dedicado, porém mais crítico. Eles estão sempre afoitos a
informações e chegam a estar mais adiantados que os próprios
responsáveis pelo “produto”. Até porque, enquanto uma empresa tem de
administrar este mais outros produtos importantes, a tal multidão de fãs
está de olho exclusivamente em um – basta ver o que aconteceu com Lost.
A internet rompe barreiras quanto à propagação de informação. No
entanto, é importante registrar aqui que amor nenhum de fã justifica a
utilização de meios ilícitos, como a pirataria.

Felizmente a Fox Film do Brasil é uma distribuidora inteligente e
sabe relacionar-se positivamente com essas situações. O contato feito
com o Mundo Nárnia foi muito positivo, até porque “não houve um culpado”
(o trailer vazou…). A partir desse contato pudemos estreitar ainda mais
os laços e saber o quanto um pode auxiliar o outro na divulgação de
Nárnia – assim como já vem acontecendo com a WMF Martins Fontes Editora
para a realização do Narnia Day e outros promoções.

A Fox Brasil está com um estratégia forte para o filme em dezembro,
teremos promoções, conteúdos especiais e uma bela pré-estreia. Em breve
divulgaremos aqui tudo o que aguarda os fãs do Brasil.

Não somos maiores que os donos dos direitos autoriais e temos o
compromisso em respeitá-los
, porém representamos um público
grandioso que une não só a adaptação de As Crônicas de Nárnia aos
cinemas, mas os livros e o autor C. S. Lewis. Estamos de plantão 24
horas, como porta-vozes desta multidão, fazendo tudo o que pudermos para
divulgar a mensagem de Nárnia. E somos gratos a todos os que estão
conosco e os que estão vindo, formando uma nação narniana.

Continuem no MundoNarnia.com pois neste mundo você tem a
garantia de estar com o que existe de mais completo e atualizado sobre
As Crônicas de Nárnia.

Por Nárnia e por Aslam!

Fonte:


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: