JotaPêAh!

Razão e emoção – Frase do programa “Não é o que parece”

em 13/01/2010 18:24:31
O modelo que a gente tem pra entender a vida mental, eu diria que é o modelo da música.
Você tem harmonia, melodia, timbre, rítmo. A harmonia, se você quiser de uma frase musical, vem justamente dessa combinação quase inseparável.
Entre razão e emoção, uma coisa não existe sem a outra. Mesmo coisas tão básicas, como o amor. Depende de crença, depende de razão.
A gente não ama qualquer pessoa. Por incrível que pareça. A gente tem um pouco a idealização que o amor vence barreiras, que o amor supera tudo.
Não é verdade. A gente ama pessoas em geral que tem um certo padrão estético, que tem uma certa condição cultural, que tem uma certa afinidade intelectual.
E isso tudo é uma racionalidade que está por baixo da emoção. Agora, claro, isso só não basta. Se eu só me guiar por isso eu não vou conseguir amar.
Mas dificilmente eu vou conseguir amar alguém que esteja fora desses requisitos. A mesma maneira para a razão.
Tudo que a gente quer fazer, mesmo a coisa mais simples do tipo “abre o gás pra esquentar a água pra fazer o café”. Isso é uma atitude racional.
Eu sei que se eu abrir o gás, puser a água dentro do recipiente, aquilo vai ferver a cem graus.
Porém aquilo tudo, dependendo da maneira com que eu esteja fazendo vai ser diferente.
Se eu quiser fazer um café para receber uma visita que eu gosto, para experimentar uma nova máquina, pra sair correndo para o trabalho, ou então estou fazendo um café relaxado, pra uma pessoa que chegou, que eu acho que é impertinente, e que deva ir embora, de maneira que eu não faça nenhuma questão que o café saia bom ou ruim, tudo isso está escrito nesse ato racional. 

Não é o que parece


Deixe uma resposta

